Riversick é um trabalho sobre como pessoas, natureza e o urbano compartilham o espaço em Manaus e seus arredores – a pretensa região metropolitana. Antes disso, é um devaneio sobre a relação autor-local: trata de como o fotógrafo se relaciona com as diversas possíveis (e impossíveis) Manaus. Não somente aquela cidade em que ele habita, mas as que habitam dentro dele.
Nascido em Manaus (AM), Raphael Alves estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas, Fotografia na Universidade Estadual de Londrina e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Obteve também o título de Master of Arts em Fotojornalismo e Fotografia Documental na London College of Communication – University of the Arts, em Londres (ING).
O tema de seu trabalho é dedicado à compreensão do papel e posicionamento do ser humano no espaço dividido pela natureza e o urbano em sua região.
O nome do ensaio que agora integra a Coleção Photothings vem de um jogo de palavras que explica a mistura dos sentimentos do autor em relação ao seu meio. A sensação de mareio (seasick) misturada à saudade de um lar aconchegante (homesick) ganham um novo sentimento à beira do rio. Uma ou muitas Manaus vividas, sentidas, sonhadas ou idealizadas – traduzidas em um sentimento muito pessoal: Riversick.

(FONTE: Porto de Cultura)
title 
Riversick (Photothings Collection)
author 
Raphael Alves
general coordination
Marly Porto
editorial coordination
Porto de Cultura
design 
Alyssa Ohno
texts
Raphael Alves
english version
Cello Sawczuk
proofreading
Porto de Cultura
pre-press and printing
IpsisPro
undertaking
Porto de Cultura
date 
2024
---
format 
150 x 190 mm
pages
40
binding
Paperback

Back to Top