As fotografias que podem ser vistas no livro XINGU: Presente! foram realizadas no início dos anos 1970, quando o jornalista Valdir Zwetsch fez três viagens profissionais ao Território Indígena do Xingu.
São imagens que capturam não apenas as belezas, mas principalmente a riqueza cultural, as tradições e as cerimônias das comunidades indígenas na aldeia do povo Kamayurá, como o Nami (furação de orelhas dos meninos), o Yamurikumá (o dia em que simbolicamente as mulheres exercem o comando da aldeia) e o Kuarup (despedida espiritual dos mortos).
O livro é um testemunho vivo de uma época e uma lembrança da necessidade de protegermos e valorizarmos as culturas que moldam nossa identidade nacional.
Nas palavras do consagrado fotógrafo Bob Wolfenson que assina o prefácio:
“…..as fotos de Valdir Zwetsch capturam com sua delicadeza amadora a sutileza das vidas destes povos, (…) confirmam os aspectos oníricos de sua mirada e revelam uma certa disjunção entre o mundo e sua representação. Suas fotografias são sonho, uma liturgia, uma prece, análogas às cerimônias que capturou. Seu modo não intrusivo corrobora o sentimento de reverência aos sujeitos-alvos de suas lentes”.
Editado pela Porto de Cultura, a publicação teve o patrocínio do banco BNP Paribas e da empresa 2S Tecnologia com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

(FONTE: Porto de Cultura)​​​​​​​
---
title 
Xingu: Presente! 
author 
Valdir Zwetsch
curator 
Marly Porto
Valdir Zwetsch
production and general coordination 
Marly Porto
editorial coordination 
Porto de Cultura
design 
Alyssa Ohno
texts 
Bob Wolfenson
Ricardo Guimarães
Renato Carneiro
Valdir Zwetsch
negative recovery
Jonas Chun
negative treatment and digitization 
Karina Pigeard
proofreading 
Victor Garofano
english version 
Cello Sawczuk
french version 
Any Collin
pre-press and printing 
Ipsis Gráfica
date 
2024
---
format
304 x 230 mm
pages
120
Back to Top